Na semana passada, durante o Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions, as marcas PepsiCo Gatorade e Pepsi exibiram novidades tecnológicas como parte de sua apresentação, de acordo com detalhes compartilhados com o Marketing Dive.
A Gatorade demonstrou a Anna, uma Treinadora de Hidratação com Inteligência Artificial, no espaço Sport Beach da Stagwell, onde a marca atuou como patrocinadora. A assistente, treinada com conhecimento histórico do Gatorade Sports Science Institute, simplifica a ciência por trás da hidratação para os consumidores.
Enquanto isso, a Pepsi apresentou pela primeira vez sua Lata Inteligente, um dispositivo conectado equipado com telas envolventes, sensores de movimento e acelerômetros que ajudam a personalizar a experiência do usuário. A marca de refrigerantes promoverá o gadget em formato de lata em uma data futura com criadores e fãs que produzirão conteúdo sobre futebol, games, música e culinária.
Insights
O Cannes Lions, que terminou na sexta-feira, é um encontro anual que homenageia o melhor da publicidade, funcionando efetivamente como o Oscar da indústria. Este ano, a PepsiCo usou o evento para apresentar novos experimentos que combinam marketing, design e tecnologia, com foco em aumentar a personalização.
A Treinadora de Hidratação com IA da Gatorade aproveita a tecnologia do momento – e o assunto do festival – aplicando IA para educar os usuários sobre as melhores maneiras de se manter hidratado por meio de uma assistente que se baseia em décadas de dados históricos do instituto de pesquisa da marca de bebidas esportivas. O conceito se apoia na ideia de que a IA tem o poder de democratizar serviços que antes eram exclusivos, oferecendo aos consumidores comuns o tipo de orientação especializada normalmente reservada a atletas de elite.
No Cannes Lions, a Anna estava disponível através de uma interface de tela sensível ao toque e se apresentava como um avatar virtual vestindo camisa e blazer. Os usuários podiam fazer perguntas específicas relacionadas às suas necessidades de hidratação, mas também perguntas mais descontraídas, como qual o sabor favorito de Gatorade da Anna. A Treinadora de Hidratação com IA tem como objetivo um piloto em um pequeno número de mercados no final de 2024 ou início de 2025, com a meta de eventualmente envolver os consumidores em diferentes pontos de contato online e físicos, como displays nas lojas, disse um porta-voz.
A brincadeira inovadora da Pepsi, marca irmã da Gatorade, mexeu com a iconografia da lata de refrigerante, reinventando-a como um “portal interativo” equipado com telas digitais, tecnologia de ponta de som e sensores de movimento. A empresa de marketing posicionou a Lata Inteligente – que, apesar do formato, não contém refrigerante – como uma forma de oferecer experiências personalizadas aos fãs e potencialmente enviar recursos exclusivos, como códigos de acesso.
As Latas Inteligentes farão parte de futuras promoções da Pepsi com criadores de conteúdo nas áreas de games, esportes e muito mais, embora não estejam disponíveis para compra no varejo no momento. O cronograma das ações de marketing da Lata Inteligente não ficou imediatamente claro, mas a Pepsi afirmou que terá mais novidades para compartilhar nos próximos meses.
A tentativa da Pepsi de inovar na tecnologia para o consumidor ocorre logo após a marca perder recentemente sua posição de longa data como a segunda marca de refrigerante mais vendida nos EUA para a Dr Pepper. O diretor de marketing, Todd Kaplan, veterano da empresa, deixou a marca no início de junho.
O que você acha das novas apostas da PepsiCo para se conectar com a Geração Z? Você acha que a IA e a tecnologia conectada podem ser ferramentas eficazes para aumentar a personalização e o engajamento do consumidor?
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